O valor do IUC 2024 (Imposto Único de Circulação) dos veículos esteve em pauta e andou a tirar o sono de muitos portugueses nos últimos meses. E sim, como era previsto, quem tem um carro na garagem vai pagar mais de IUC em 2024.
A previsão é que este imposto aumentará para todos os casos, principalmente para os veículos matriculados antes de 2007. Que vai pesar mais no bolso, ninguém tem dúvidas. Entretanto, resta descobrir o que muda no seu caso e quanto vai ter de pagar de imposto em 2024. Elaboramos este artigo para responder às principais questões sobre este tema. Boas leituras..
O que é o IUC e para que serve?
Antes de mais, vamos explicar sucintamente o que é e qual a destinação deste imposto. Em suma, o IUC é o Imposto Único de Circulação, cobrado pelo Estado ao proprietário de qualquer veículo que tenha matrícula ativa, mesmo que não circule com o carro.
Por princípio, este imposto é cobrado anualmente e tem como objetivo compensar os custos ambientais e rodoviários que a circulação de um veículo acarreta. Por isso, o valor do IUC leva em conta a cilindrada e as emissões de CO² do carro, fatores que têm impacto direto no ambiente e nas condições das vias.
O IUC é obrigatório?
Sim, todos os automóveis (ligeiros e pesados, de passageiros e mercadorias, motociclos e similares, embarcações de recreio e aeronaves) com matrícula ativa têm a obrigatoriedade do pagamento. Caso o veículo não tenha matrícula ou esta tenha sido cancelada, não tem de pagar IUC.
Qual a mudança no cálculo do IUC para 2024?
A partir de 2024, o valor do IUC vai considerar não apenas a cilindrada do veículo, mas também das emissões de CO2. Assim, cada veículo terá custos diferentes, com base nas suas características específicas.
Se fossem considerados apenas esses fatores para o cálculo, alguns proprietários veriam seu imposto aumentar em mais de 100 euros. No entanto, estabeleceu-se um teto para o aumento, que não poderia ultrapassar os 25 euros.
Ainda assim, depois de idas e vindas, protestos e discussões, essa proposta acabou por recuar, numa alteração avançada pelo PS. Assim sendo, haverá um aumento mais ou menos generalizado no valor do IUC para o próximo ano.
Qual será o novo valor do IUC?
O valor do imposto tem diferenças de veículo para veículo. Porém, para todos haverá um aumento de cerca de 3% no IUC em 2024.
Para saber o valor a pagar, vai precisar dos dados do seu automóvel, constantes no Documento Único Automóvel ou no manual do carro. São eles:
- Combustível;
- Cilindrada (cm³);
- Voltagem (no caso de carros elétricos);
- Ano da primeira matrícula;
- Emissões de CO².
Há mudanças no valor do IUC 2024 para os carros a gasóleo?
Os automóveis a gasóleo matriculados ou registados em Portugal continuarão a pagar um adicional de IUC em 2024. Por defeito, o valor adicional aplica-se aos automóveis ligeiros de passageiros e de utilização mista, com peso bruto até 2500 kg, matriculados entre 1981 e 1 de julho de 2007 (categoria A). Ao valor desse adicional somam-se às taxas de cilindrada e emissões de CO2, que agora fazem parte do cálculo do imposto.
Outras categorias de veículos e suas especificidades
Motociclos
O cálculo do valor do IUC 2024 a ser pago por motociclos matriculados a partir de 1992 também incluirá a componente de emissões de CO2.
Veículos com matrículas a partir de 2010
Os veículos matriculados após julho de 2007 enfrentarão um aumento de cerca de 3% no imposto.
Carros importados
O cálculo do IUC para carros importados dependerá da origem do veículo. Se o carro foi comprado em um país da União Europeia, Noruega, Liechtenstein ou Islândia, a data que consta no certificado de matrícula será a base para o cálculo do IU. Se, por outro lado, o carro for proveniente de outro país, vale para o cálculo a data da primeira matrícula em Portugal.
Existem automóveis isentos do valor do IUC 2024?
Os carros 100% elétricos estão isentos do pagamento do IUC. Além disso, também podem ser beneficiários de isenções, totais ou parciais, os, proprietários de tratores agrícolas, ambulâncias, veículos de transporte de doentes. Da mesma forma, os veículos do Estado, veículos de IPSS ou veículos de pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, podem se isentar do IUC.
Como pagar o IUC?
O pagamento do valor do IUC 2024 vence ao final do mês da matrícula do veículo. Portanto, se não tem a certeza da data, consulte o livrete ou o DUA (Documento Único Automóvel) para não perder o prazo.
Para efetuar o pagamento do IUC, deve acessar o Portal das Finanças, fazer o login com os seus dados fiscais e seguir estes passos:
- Aceder a: Cidadãos | Serviços | IUC | Entregar Ano Corrente;
- Escolher o tipo do veículo e clicar no botão “Pesquisar”;
- Selecionar o veículo e clicar em “Emitir”;
- Na página seguinte, clicar em “Emitir para pagamento”. Neste momento, deverá aparecer a mensagem: “Liquidação efetuada com sucesso”;
- Avançar para o final da página e clicar em “Imprimir Documento”. Vai receber um ficheiro nomeado como DUC (Documento Único de Cobrança), com os dados para o pagamento.
Depois disso, basta usar os dados do DUC para pagar nas Finanças, Correios, no Multibanco ou através de qualquer banco.
Finalmente, como sempre fazemos questão de assinalar, a compra de um automóvel envolve mais responsabilidades além do pagamento das mensalidades, quando se contrata um crédito auto. Por esse motivo, é importante ter o apoio de especialistas na hora de tomar uma decisão como esta.
Assim, se pensa em trocar de carro e está com dúvida sobre o crédito ideal, conte connosco para apoiá-lo neste processo. E siga-nos para se manter atualizado sobreas suas finanças. Estamos sempre a pensar em si.